Certificado digital: Horas decisivas para a emissão por videoconferência

 

Certificado digital: Horas decisivas para a emissão por videoconferência

As autoridades de registro, assim chamadas as empresas autorizadas a emitir certificados digitais, fazem pleitos junto a deputados e senadores para a votação da Medida Provisória 951/20, que perde a validade nesta semana, em 12/8. A MP autorizou a emissão não presencial dos certificados digitais e, segundo as empresas, foi responsável pelo aumento de 20% nas vendas, chegando a recorde.

“A validação por videoconferência tornou a experiência do usuário, titular do certificado digital, mais prática e cômoda e, além disso, garantiu a manutenção do distanciamento social essencial neste período de pandemia. O sucesso da iniciativa pode ser atestado pelo recorde de emissões na ICP-Brasil no mês de julho. A videoconferência mostrou-se uma importante aliada neste momento em que buscamos massificar e tornar mais prática a certificação digital, por isso sua manutenção é muito importante para ICP-Brasil”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Certisign, Leonardo Gonçalves.

Segundo a Associação Nacional de Certificação Digital, a nova modalidade de emissão teve reflexo imediato nos números da ICP-Brasil. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, a emissão de certificados digitais apresentou crescimento. Segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, apenas nos meses de junho e julho de 2020 houve crescimento de mais de 20% nas emissões de certificados. Em julho, a ICP-Brasil bateu recorde de emissões mensais, com mais de 615 mil certificados em um único mês.

Como aponta o Superintendente de Operações da Valid, Maurício Valim, deixar de aprovar a MP seria um retrocesso para a certificação digital. “Com esse modelo há mais agilidade no processo e a experiência do usuário é bem mais simples e prática. A videoconferência se mostrou viável sem abrir mão da segurança e com grande aceitação, a adesão a essa modalidade vem crescendo a cada dia, não podemos dar um passo atrás depois de termos avançado tanto”.

Na Câmara, a posição é favorável ao projeto, incluído na pauta de terça, 11/8. Em seu voto, o relator da MP 951, João Campos (Republic/GO), ressalta que “há a expectativa de que, com a consolidação da nova legislação, a experiência de uso dos certificados digitais, hoje percebida pelos usuários como burocrática, demorada, difícil e ultrapassada, possa se transformar rapidamente, como resultado da agilização dos procedimentos de identificação pessoal. Espera-se, assim, registrar uma nova onda de incremento na expedição de certificados, com a decorrente obtenção de maior segurança nas transações eletrônicas no país”.

Fonte: https://www.convergenciadigital.com.br/

 

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios