SESCON/MG entrevista Contador Geral de Belo Horizonte.

 

SESCON/MG entrevista Contador Geral de Belo Horizonte.

 

O contador é a pessoa responsável por orientar os gestores dos entes federados com relação ao controle do patrimônio público.

 

A Contabilidade está intimamente ligada à Administração Pública, pois é através dela que se pode oferecer ao gestor as informações necessárias para que este possa tomar decisões durante sua administração frente ao Poder Executivo.

 

As Administrações Públicas após a Lei de Responsabilidade Fiscal entraram na era do controle, para que suas ações em prol da população demonstrem também o nível de responsabilidade sobre os gastos públicos. A Lei define regras para execução dos trabalhos e pune aqueles que cometem improbidade.

 

Com ampla experiência nas áreas de administração, finanças, custos, contabilidade, impostos, e vivência na coordenação de outras áreas afetas à administração geral (TI, RH, Conselhos de Administração e fiscal), tomou posse em 2017 como Contador Geral do Município, o contador Nourival Resende.

 

Autor de trabalhos publicados em Congressos Brasileiros de Contabilidade (1996, 2004 e 2008), na XXII Conferência Interamericana de Contabilidade, realizada em Lima – Peru, em 1997 e na XXXIX Assembleia Anual de CLADEA, na República Dominicana, em 2004. Coautor de livro sobre Temas diversos em Contabilidade de Custos, editado pela Editora Juruá, em 2009. Membro de Conselhos de Administração e Fiscal de empresas e organizações não governamentais como a FITEC; IQM; AMAS; Creditábil; Associação Comercial e Empresarial de Minas; BHTrans; SLU; Belotur; Prodabel S/A e Parque Tecnológico de BH – BH-TEC.  Além de vogal da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais por vários anos.

 

Essa é uma pequena parte do vasto currículo do atual Contador Geral do Município de Belo Horizonte, Nourival Resende, que irá destacar agora as principais expectativas para a nova gestão.

 

 

O que significa para você ser Contador Geral do Município?

R. Grande responsabilidade. Afinal, BH é a 3a. mais importante capital do país, cujo orçamento para 2017 é da ordem de R$ 11 bilhões. Pelo próprio volume de recursos envolvido percebe-se o nível de responsabilidade.

 

Vejo também como uma conquista profissional, após passados mais de 40 anos no exercício da Contabilidade, assumir um cargo desta envergadura, é como se fosse um troféu, uma recompensa. Sinto-me satisfeito por estar onde estou.

 

 

Quais serão as principais ações da Contadoria Geral do Município no ano de 2017?

R. Concluir o processo CASP. Este é um grande desafio para toda equipe. Significa uma ampla mudança de conceito. É fazer da contabilidade um instrumento adequado de gestão, contribuindo para que os agentes responsáveis pelo município possam administrar corretamente os recursos da população, antecipando-se a eventuais dificuldades que possam ocorrer.

 

A participação ao lado da equipe de colaboradores será também fundamental, tendo em vista a falta de recursos tecnológicos e humanos, que pudessem permitir uma maior celeridade na solução dos problemas do dia a dia.

O atendimento aos órgãos de controle – TCE-MG, STN, RFB e outros, é também de grande responsabilidade, tendo em vista a necessidade de que os municípios possuem de estarem em dia com suas obrigações, evitando-se assim eventuais retenções de recursos financeiros.

 

 

 

Quais são os resultados mais visíveis dessas ações?

R. A participação efetiva da equipe na formulação do novo conceito da CASP, seja através de cursos, seminários e, principalmente, na entrega dos relatórios aos órgãos de controle, dentro deste novo conceito de Contabilidade.

 

 

Por fim, deixe uma mensagem à classe contábil.

R. Colegas. Busquem o seu aperfeiçoamento profissional e ocupem o espaço que nos é destinado. São várias as opções que estão à nossa disposição. Resta-nos aproveitá-las, com dignidade, ética e competência técnica. Não vamos deixar que nos coloquem como simplesmente um “preenchedor de guias”, um profissional que só se preocupa com a burocracia. Temos competência para fazermos parte da elite profissional deste país, a partir de uma representação forte, que defenda efetivamente a nossa profissão.

 

Muito obrigado pela oportunidade desta fala, colocando-me à disposição para os nossos colegas da profissão, naquilo que me for possível contribuir.

 

 

Entrevista concedida à Assessora de Comunicação do SESCON/MG, Glauciane Silva.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios