Grupo aprova criação de Mapa da Certificação Digital

 

Grupo aprova criação de Mapa da Certificação Digital

 

Na tarde de ontem, ocorreu na sede da Fenacon, em Brasília, a 6ª reunião com a presença de representantes das principais entidades que discutem a futuro da Certificação Digital no país.

Durante o encontro, foi aprovada a criação do Mapa da Certificação Digital no Brasil. A ferramenta, que ficará hospedada no hotsite www.benefícioscd.com.br, terá por objetivo mapear e difundir a Certificação Digital à toda sociedade. O diretor de Tecnologia da Fenacon, Carlos Victorino, fez uma apresentação detalhada do aplicativo, que terá atualização em tempo real dos endereços. Além disso, entre outras funcionalidades, será possível o cliente encontrar, por exemplo, o posto de atendimento mais próximo de sua localização.

Outro ponto debatido foi a apresentação do modelo de Certificado de Atributo no ICP –Brasil. O assessor técnico do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ruy Ramos, demonstrou os principais conceitos e aplicações dessa modalidade de certificação, que pode atribuir qualificações a quem possui esse documento. Um exemplo apresentado foi a possibilidade de estudantes comprarem ingressos para a próxima Copa do Mundo de Futebol utilizando o certificado que trará a informação de qual instituição de ensino ele estuda. O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, solicitou que no decorrer das próximas reuniões sejam apresentadas avaliações das entidades que já estão disponibilizando a ferramenta para o seu público.

A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 1º de março de 2013, data em que serão consolidadas as primeiras atualizações à Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital.

 

Participaram do encontro:

 

·         Fenacon- Valdir Pietrobon;

·         Fenacon- Carlos Roberto Victorino;

·         Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas – Rosângela Bastos;

·         Certisign – Leonardo Gonçalves;

·         Serasa – Eduardo Folly;

·         Instituto Nacional da Tecnologia da Informação –ITI – Antônio Sérgio Cangiano e Ruy César Ramos Filho;

.         Valid – Hélio Ribeiro;

 ·        Caixa Econômica Federal – Marília de Castro, Henrique José Santana e Rodrigo Ferraz.

Fonte: Fenacon

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios