Via Única será implantada em dezembro na Junta Comercial para registro de atos empresariais

 

Via Única será implantada em dezembro na Junta Comercial para registro de atos empresariais

A partir de dezembro, o procedimento de registro de atos empresariais na Jucemg vai ficar ainda mais ágil e seguro. Isto porque, os cidadãos-usuários vão entregar somente uma via para formalização, alteração e extinção de empresas pelo Via Única, sistema que consiste no recebimento de apenas uma via do processo protocolado para análise, aprovação e arquivamento na Junta Comercial.

O procedimento garantirá mais agilidade e simplificação, uma vez que análise é apenas de uma via da documentação e não mais três como ocorre até então. Na Jucemg, o sistema terá ainda uma inovação: o download do documento aprovado poderá ser feito uma vez via Portal de Serviços. O Via Única vigorará em todo o país, já que o Departamento de Registro Empresarial e Integração / DREI da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da presidência da República está normatizando-o.

Entre os inúmeros benefícios do Via Única, a Jucemg destaca mais agilidade na análise e aprovação dos documentos, comodidade e praticidade para o cidadão-usuário – que terá o conforto de obter o documento aprovado pela Internet, evitando novo deslocamento até a unidade da Junta Comercial – e maior segurança documental.



Dois encontros apresentarão o Via Única aos cidadãos-usuários em Belo Horizonte – Depois de apresentar e treinar seus servidores e colaboradores, a Jucemg realizará dois encontros no mês de dezembro com o propósito de apresentar o Via Única e esclarecer possíveis dúvidas acerca do tema para os cidadãos-usuários. A primeira atividade acontece no dia 3 de dezembro, às 14 horas, no auditório da Receita Federal do Brasil – Avenida Afonso Pena, 1316 7º andar, ala B Centro Belo Horizonte. O segundo encontro – direcionado a advogados, contadores, contabilistas, administradores e economistas, será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil / OAB, Rua Albita, 260 Cruzeiro, em Belo Horizonte, no dia 4 de dezembro, às 14 horas.

As inscrições para os encontros são gratuitas e terão início no dia 25 de novembro, com previsão de término no dia 2 de dezembro ou até que sejam preenchidas todas as vagas. Para participar basta acessar o endereço eletrônicohttp://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/institucional+eventos .

Fonte: JUCEMG

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios