Inflação preocupa, e confiança do consumidor de SP cai em dezembro

 

Inflação preocupa, e confiança do consumidor de SP cai em dezembro

Os preços em alta estão minando a confiança do consumidor paulistano, segundo dados da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O índice de confiança atingiu 136,6 pontos em dezembro, em escala que varia entre zero (pessimismo total) e 200 pontos (otimismo total) – uma queda de 15,6% em relação a dezembro do ano passado. Em relação a novembro, quando o índice foi de 138 pontos, o recuo foi de 1%.

O consumidor, segundo a pesquisa, está mais preocupado com o futuro que com o presente: enquanto o indicador que mostra a percepção sobre as condições atuais cresceu 0,9% entre novembro e dezembro, o índice sobre as expectativas para o futuro teve queda de 2,3% na mesma comparação.

“O avanço da confiança em relação ao presente pode ser explicado pela sazonalidade do mês, cuja renda é alavancada em virtude dos recursos do 13º salário. No entanto, o consumidor ainda demonstra preocupação quanto à inflação, o que, sem dúvida, ampliou as percepções menos otimistas quanto ao futuro”, diz a FecomercioSP em nota….

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios