Empreendedores já são 16% da classe média brasileira

 

Empreendedores já são 16% da classe média brasileira


 


 

Empreendedores já são 16% da classe média brasileira. Segundo a pesquisa “Faces da Classe Média”, divulgada ontem, a característica desse grupo é apresentar uma renda per capita mais alta, com um consumo anual de R$ 276 bilhões.
A pesquisa elaborada pela Serasa Experian em conjunto com o Data Popular dividiu a classe média brasileira em quatro perfis, além do Empreendedor há também o Experiente, o Promissor, o Experiente e o Batalhador. Essa também é chamada de “classe C” e é composta por pessoas que têm renda per capita entre R$ 320,01 e R$ 1,120.
No total, a classe média brasileira já é composta por cerca de 108 milhões de pessoas que gastaram mais de R$ 1.17 trilhão em 2013 e que movimentaram 58% do crédito no Brasil. Esta foi um dos principais motores do crescimento brasileiro na última década. Em 2003, a classe média era 38% da população, em 2013 passou para 54% e na projeção do estudo deve chegar a 58% em 2023. Nas previsões do estudo, neste ano 2014 a classe C pretende consumir 8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras e 4,5 milhões de tablets.
Para o presidente do Instituto Popular, Renato Meirelles, “este grupo é um mercado consumidor extremamente relevante, que consome mais que a Holanda e a Suíça e se fosse um país seria a 18ª nação do mundo em termos de consumo”.
Ele disse ainda que “apesar do grupo dos Empreendedores serem o perfil com menor participação [no levantamento], eles são os mais relevantes, ‘são a classe A’ da classe C e acreditam no poder do próprio negócio”.
Os negócios da maioria das mulheres empreendedoras se concentram na área de beleza e confeitaria enquanto os homens trabalham mais com autônomos e serviços de vendas. Sobre o acesso ao crédito para esse grupo de pequenos empresários, os especialistas do Data Popular e da Serasa ainda acreditam que há dificuldades para o grupo.
“O que a gente viu foi que os bancos estão muito mais interessados em conquistar esse consumidor do que esse consumidor está vendo de relevância nas soluções que hoje são oferecidas pelo banco, muitas vezes ele paga seus fornecedores fazendo sangria do seu caixa, em especial os varejistas e os autônomos. Por outro lado a gente vê que no Brasil há iniciativas de microcrédito interessantes mas daí é para o público de menor renda”, colocou Meirelles.
Outros grupos
O grupo dos Promissores, de acordo com o estudo, é formado por 14,7 milhões de adultos que costumam ser a primeira geração de universitários de sua família. Esses são 19% da classe C e é um grupo composto predominantemente por jovens, com média de idade de 22,2 anos.
Mesmo jovens, 51% do grupo de Promissores disse já ter vivido situações de descontrole nas dívidas. Segundo Meirelles esse grupo teve acesso recente ao crédito e por isso ainda está aprendendo em como lidar com essa ferramenta de pagamentos.
A maior parcela de pessoas pertencentes à classe média é de Batalhadores. O grupo representa 39% do total e tem como característica principal ser ter acabado de sair da classe D. Segundo o presidente do Data Popular, o grande impulsionador dessa passagem de classe foi o emprego formal e a maior parte do grupo é formada por migrantes nordestinos com média de idade de 40 anos.
De acordo com o estudo da Serasa Experian, para esse grupo, o emprego é considerado o caminho para a estabilidade, que possibilita a realização de sonhos e desejos. A casa própria, o carro, o estudo dos filhos se tornaram palpáveis e, por conseguinte, há expectativa de um futuro melhor para a geração seguinte.
O último dos perfis identificados é o Experiente, que representa 26% do total da classe média brasileira. “Dentro deste grupo estão os mais velhos, com uma média de idade de 65 anos, a aposentadoria acaba sendo a única renda fixa da casa. Eles têm a memória da hiperinflação no Brasil e por isso são mais contidos nos gastos”, disse
O consumo anual desse grupo é de R$ 270 bilhões e está relacionado a turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos.

 

 
Fonte: DCI – SP

 

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