Gratificação ou PLR, qual é a melhor escolha?

 

Gratificação ou PLR, qual é a melhor escolha?

Decidir entre pagar a gratificação aos empregados ou fazer com que eles participem dos lucros é um grande desafio para as micro, pequenas, médias ou grandes empresas.

Há diferença entre as duas. A gratificação é paga quando o empregado atinge uma meta ou por executar um trabalho exemplar. É específico. A PLR não.

O pagamento da PLR está voltado para uma administração participativa envolvendo gestores e empregados em um único objetivo comum “o ganho da empresa”.
 
Para o empregado, o capital humano é motivado e incentivado a comprometer-se com os objetivos da organização. Para a empresa, é uma forma de diminuir custos e aumentar resultados.

Seu pagamento está se tornando um negócio muito rentável para os dois. Isto ocorre em função dos benefícios fiscais concedidos.

A PLR surgiu da administração participativa. Nela, os funcionários são integrados, podendo participar das decisões, além os lucros e resultados.

No Brasil, a PLR foi instituída pela Lei nº 10.101, de 2000. Seu objetivo principal é motivar o empregado e, consequentemente, gerar melhores resultados para a organização.

A vantagem das empresas está na redução dos encargos sociais e a dedução do montante pago na base de cálculo do Imposto de Renda.

Além disso, a empresa não precisa oferecer salários altos para atrair e manter seus empregados. Com isso, diminuem o custo da folha de pagamento.

Para o empregado o aumento nos vencimentos e o incentivo a solidariedade entre eles e entre estes e a empresa é um diferencial muito importante. Porém, sua implantação não é tão simples.

A falta de envolvimento e desconfiança dos funcionários na relação, bem como as dificuldades com o sindicado da categoria, são alguns dos motivos que podem comprometer a implantação do programa.

Portanto, na negociação, alguns dos procedimentos a seguir, devem ser escolhidos de comum acordo:

• Comissão escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria; 

• Convenção ou acordo coletivo.

A implantação da PLR poderá ser um bom negócio desde que seja estabelecida uma parceria que resulte lucratividade para a empresa e acréscimo de renda para os funcionários.

Valdir Amorim

Valdir Amorim é consultor da IOB Folhamatic EBS, uma empresa do G

FONTE: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/valdir-amorim/2014/03/06/gratificacao-ou-plr-qual-e-a-melhor-escolha.htm

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios