Governo reduz imposto de importação de novos bens de capital

 

Governo reduz imposto de importação de novos bens de capital

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou nesta quinta-feira (10) a redução de alíquotas do Imposto de Importação para 95 produtos classificados como bens de capital (máquinas e equipamentos para produção), na condição de ex-tarifários de 14% para 2%, segundo resolução publicada no “Diário Oficial da União” de hoje.

A medida é similar a outras publicadas pela Camex desde 2012, em meio a esforços do governo para melhorar a competitividade e o investimento da indústria. De acordo com o texto, o intuito é “estimular o investimento produtivo e a redução do custo na aquisição de bens de capital sem produção nacional”.

A resolução publicada nesta segunda, válida até o final de 2014, inclui bens de capital novos como centrífugas, sistemas de resfriamento, fornos industriais e outros equipamentos específicos.

“A medida vai possibilitar a redução de custos para implantação ou ampliação de fábricas e linhas de produção em várias partes do país. Os investimentos globais vinculados aos ex-tarifários publicados hoje são de US$ 7,9 bilhões e os investimentos em importação de equipamentos serão de US$ 447 milhões. As principais áreas beneficiadas são as de construção civil, mineração, papel e celulose, autopeças e reciclagem”, informou o Ministério do Desenvolvimento.

Ex-tarifário
O regime de ex-tarifário consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital e de informática e telecomunicação quando não houver a produção nacional. Ou seja, ele representa uma redução do custo na aquisição desses itens quando trazido do exterior, explica o Ministério do Desenvolvimento.

Fonte:www.g1.globo.com

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios