Dia do Contabilista

 

Dia do Contabilista

Há anos existe a dúvida de qual é afinal o dia do contabilista?

Muitos defendem que a melhor data seria 22 de setembro, dia de são Mateus, que segundo os mais românticos foi o primeiro contador, pois contabilizava os impostos arrecadados para o governo romano, quando foi chamado por Jesus para ser seu discípulo, deixando o ofício de coletor de tributos.

Lembrarmo-nos também do guerreiro Gengis khan, um importante imperador mongol, responsável pela unificação das tribos nômades e fundação do primeiro Império Mongol. Ele certamente contabilizava os resultados de suas guerras, precisava registrar as baixas, o pagamento de seus homens e mais, precisava ter sob medida a alimentação de milhares de guerreiros.

Outros igualmente românticos pregam essa data ao argumento de que abril é mês de imposto de renda e não sobraria tempo para a classe comemorar sua data magna.

Mas, foi através da frase “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o dia do contabilista brasileiro”, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador instituiu o dia do contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.

O resultado do discurso do senador João Lyra exaltou a profissão contábil e causou ampla repercussão na mídia, aliás, contabilista é o termo genérico para designar quem exerce a profissão contábil, seja como técnico em contabilidade (nível médio) ou contadores, formados no curso de Ciências Contábeis.

Guardadas as proporções desta data, é indiscutível a importância da profissão, pois tem como matéria prima de suas tarefas, o controle do patrimônio e da riqueza das pessoas.

A contabilidade consegue detectar as melhores oportunidades de negócios, possibilita obtenção de maior lucro, a redução de despesas desnecessárias, dando assim suporte nas tomadas de decisões administrativas das empresas. Os contadores têm um importante papel no processo de solução de problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelos levantamentos contábeis e pelas informações de dados que ajudarão os seus usuários nas tomadas de decisões.

Ao longo dos anos, a contabilidade mudou muito e o contabilista teve que evoluir junto com o mercado.Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.

A valorização maior da profissão, entretanto, seria obtida se as classes fossem mais unidas e junto de suas entidades discutissem os assuntos mais relevantes e pertinentes, como por exemplo, uma politica tributária mais justa, pressionando as autoridades, junto do seu sindicato que é o representante legal da categoria.

Aliás, a desunião das classes tem sido a arma do governo, que sufoca as empresas, que afinal são quem sustentam esse país, pois uma ação organizada seria fundamental para obter um tratamento digno por parte do fisco, seja Federal, Estadual ou Municipal.

Apesar de todas as dificuldades o compromisso de representar a categoria é a força que nos impulsiona para não abandonarmos a causa e, também porque nós do SESCON/MG sabemos que o contabilista é antes de tudo um forte.

Damos os parabéns a todos os contabilistas que exercem essa função de grande responsabilidade

Sauro Henrique de Almeida

                                                                                                                                                                                                                 Presidente do SESCON/MG

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios