Governo pode negociar mudanças nas MPs

 

Governo pode negociar mudanças nas MPs

O governo vai recuar em alguns pontos das mudanças nas regras de acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, indicou ontem o ministro Nelson Barbosa (Planejamento). O governo aposta nesses ajustes para conduzir o ajuste fiscal e fechar as contas.

 

Segundo ele, a margem para alterações é pequena, mas o governo está disposto a negociar no Congresso para ter essas medidas aprovadas. “Estamos dispostos a negociar alguns pontos, mas queremos manter a estrutura geral das medidas, que é preciso haver uma adequação nas regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e à Previdência. Vamos discutir a modulação disso com os relatores”, afirmou. 

Ele destacou que a proposta enviada pelo governo, por meio de duas medidas provisórias, “está no grau correto para a atual realidade da economia brasileira”, mas que “há opiniões divergentes”. Barbosa participou nesta quinta de uma audiência pública no Senado para tratar dessas medidas. 

As mudanças, nos moldes apresentados pelo Executivo, reduziriam os gastos obrigatórios da União em R$ 18 bilhões por ano. O governo conta com esse corte para cumprir a promessa de poupar R$ 66,3 bilhões para abatimento da dívida pública neste ano. 

O ministro do Planejamento alegou que as mudanças em benefícios trabalhistas e previdenciários que o governo tenta aprovar no Congresso são necessárias para a sustentação desses programas.

Fonte: Diário do Comércio

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios