Empresas optantes pelo SIMPLES podem estar pagando mais impostos do que deveriam

 

Empresas optantes pelo SIMPLES podem estar pagando mais impostos do que deveriam

Você sabia que quase 95% das farmácias, drogarias, revendedoras de autopeças, bares, restaurantes e outras categorias de empresas optantes pelo SIMPLES podem estar pagando mais impostos do que deveriam?

 

Isso acontece porque o SIMPLES não é um imposto único. É o recolhimento unificado de INSS, Imposto de Renda, CSLL, PIS, COFINS, ICMS e ISSQN. Portanto, as deduções nesses impostos devem ser aplicadas e abatidas em sua guia de recolhimento.

 

No caso dos segmentos citados acima, muitos de seus produtos são submetidos ao PIS e COFINS monofásicos e ICMS por substituição tributária; portanto, devem ter o PIS, COFINS e o ICMS recolhidos apenas pela indústria. Tais valores devem ser abatidos na guia de recolhimento do SIMPLES. Só que nem sempre isso é feito de forma precisa!

 

Para as empresas de serviços contábeis e planejamento tributário, as imperfeições no aproveitamento de créditos são desafios que podem se transformar em oportunidade. Usando as ferramentas corretas, é possível fazer auditoria fiscal nos recolhimentos anteriores, recuperando valores pagos a mais. Uma forma de agregar valor aos serviços!

 

A compensação é feita on line através do Portal do SIMPLES ou, se o cliente preferir, pode ser requerida a restituição. Tudo de forma simples, sem a necessidade de processo judicial. O contribuinte recupera os impostos recolhidos a maior e faz os ajustes necessários nos recolhimentos futuros, evitando desembolsos desnecessários.

 

 

Fonte: Bicalho & Associados

 
Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios