Origem e importância da sindicalização
Os sindicatos existem para defender os interesses das categorias econômicas que representam perante o Estado e mercado e atuar em favor de seus associados junto às autoridades e órgãos de administração pública. Além disso, oferecem suporte e informações úteis aos profissionais do setor, prestam consultoria para as empresas, dão assessoria no que for necessário, além de outros serviços.
Mas, você sabe como surgiram estas entidades e por que foram criadas?
Apesar de já existirem, no período pré-capitalista, algumas organizações com propósitos similares aos sindicatos, estas entidades foram consolidadas após a Revolução Industrial, no modo de produção capitalista. A palavra surge do francês – syndic – que significa “representante de uma determinada comunidade”.
Com a queda do feudalismo na Europa, num longo processo iniciado a partir do século 17, a sociedade se divide em burguesia (detentora dos meios de produção) e proletariado, obrigado a vender a sua força de trabalho. Com o advento do trabalho assalariado, surgiu a necessidade de criar e manter instituições que zelassem pelos direitos e deveres das empresas e de seus funcionários.
A evolução do mercado, da sociedade e da própria concepção dos sindicatos deu forma aos que eles são hoje.
Sindicato patronal e sindicato do empregado
Os sindicatos não existem apenas para tutelar interesse coletivo dos trabalhadores. Além destes, pode haver a criação de sindicatos que defendam categorias econômicas, chamados de sindicatos patronais, e sindicatos que tutelem interesses de determinada categoria profissional diferenciada (professores, bancários, etc).
O sindicalismo patronal surgiu como uma necessidade econômica e institucional da classe empresarial, para atuar em defesa de seus interesses junto aos trabalhadores e Estado.
A importância dos sindicatos
A criação e existência de sindicatos é extremamente saudável para o país, uma vez que confere força à categoria envolvida para reivindicar e fazer jus ao seus direitos (sejam eles de qual categoria forem), o que possivelmente não ocorreria se cada pessoa reivindicasse individualmente.
No caso dos sindicatos patronais, atuam como representante dos interesses coletivos dos empresários em defesa de seus direitos e por melhorias para os setores. Servem também como amparo nas negociações entre as empresas e seus empregados.
Por isso, é muito importante que cada empresa conheça o sindicato que representa a sua categoria econômica e se associe, não só para usufruir de todos esses benefícios, mas também para fortalecer a entidade e todo o setor em que atua.
Associe-se ao SESCON/MG!