Gestão da Informação – entenda a importância
Dados e informação compõe a matéria-prima essencial para a tomada de decisões nas empresas, em todos os níveis. É difícil decidir os rumos das estratégias de vendas e serviços, por exemplo, sem antes saber sobre a situação atual dos negócios, incluindo fatos, análises, números, estatísticas e projeções.
A Gestão da Informação é uma forma eficaz de registrar e administrar dados necessários para a tomada de decisões. Trata-se de um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações. Quanto mais acessível for a informação que você precisa saber para decidir, melhor.
Utilizando de metodologia correta e tecnologia adequada, é possível disponibilizar no momento certo e de maneira eficiente tudo o que os gestores precisam saber para tomar decisões acerca dos serviços, finanças (fluxo de caixa e contas a pagar e inadimplência, receitas, resultados…), projeções para o futuro, dentre outros.
O gerenciamento adequado das informações evita dificuldades em localizar um documento ou informação, excesso de papéis, retrabalho por parte dos funcionários com a perda de informações e envolvimento de muitas pessoas e ferramentas para disponibilizar dados para a tomada de decisões.
Sua empresa faz esse controle adequadamente? Aqui vão algumas razões para melhorar a Gestão da Informação na sua empresa:
Facilidade para localizar um documento/informação
Com gestão adequada, você precisará envolver menos colaboradores e gastará menos tempo na busca e recuperação de documentos e informações. Mais produtividade para seu negócio.
Menos papéis
O volume de documentos no seu arquivo físico diminui, pois papéis desnecessários são descartados e só permanece o que é relevante. Afinal, nem todos os documentos precisam ser guardados por muito tempo; existe prazos legais para cada um.
Otimização da área para guarda de documentos físicos
Com menos papéis, você precisa de menos espaço físico para guardá-los. O mesmo vale para arquivos digitais.
Envolvimento de menos pessoas para obtenção de informações
Na hora de tomar uma decisão, você precisará recorrer a um número reduzido de pessoas e departamentos. Um software é capaz de fornecer tudo imediatamente, com precisão. Um dos objetivos da Gestão da Informação é justamente esse: auxiliar na tomada de decisões, fornecendo no tempo certo as informações precisas.
A Gestão da Informação é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade e otimizar processos em sua empresa!