Como ser inovador em um mercado tradicionalista?
Quando falamos em “inovação”, associamos quase imediatamente a empresas de tecnologia, marketing ou àquelas que atuam em segmentos considerados mais arrojados ou vanguardistas. A maioria dos profissionais de contabilidade não acredita que é possível ser inovador dentro de sua área de atuação, por se tratar de um mercado conservador.
Os escritórios de contabilidade, de modo geral, são tradicionalistas. Essa conduta tem início na formação acadêmica, que prioriza a formação técnica em detrimento de um ensino que também estimule o empreendedorismo e a criatividade. O resultado disso é um mercado ainda rígido, resistente à mudança e, consequentemente, pouco inovador.
E como ser inovador em um mercado tradicionalista?
Apesar da cultura conservadora, esse mercado está enfrentando mudanças. O e-Social é um reflexo disso e demonstra como a tecnologia é uma impulsionadora desse processo. Isso é necessário e inevitável, já que o mundo, como um todo, está mudando. Atuamos em mercados cada vez mais competitivos, exigentes e globalizados; há uma transformação cada vez mais evidente na forma de fazer negócios e de nos comunicarmos. Quem não pegar esse barco e remar a favor da corrente, corre o risco de afundar.
É importante deixar de lado o medo de arriscar e abrir espaço para atitudes empreendedoras, seja na forma de se relacionar com o público, de administrar o escritório ou de oferecer soluções aos clientes e de fazer negócios. Esses são alimentos básicos da inovação.
Se sua empresa não quer ser só mais uma, faça a diferença!
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança”. Darwin