Qual o melhor regime tributário para o meu negócio?

 

Qual o melhor regime tributário para o meu negócio?

Há um questionamento recorrente entre os empreendedores que pensam em começar um novo negócio: “qual o melhor regime tributário?”. As empresas que já estão no mercado também se questionam se não poderiam pagar menos impostos se enquadrando em outros regimes tributários.

São vários os regimes tributários existentes no Brasil. Os mais comuns, na esfera federal, são o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido, cada um com suas vantagens e desvantagens. Entretanto, são poucos os empresários que fazem estudos comparativos para decidir qual o melhor enquadramento tributário para seu negócio. Em geral, são guiados por orientações generalistas, que determinam o SIMPLES como a melhor alternativa (quando o enquadramento é possível), por ser uma forma de “pagar menos impostos”.

Vale ressaltar que nem sempre a realidade tributária da empresa encaixa-se no senso comum. Há casos em que as empresas poderiam ter um tratamento tributário mais favorável no regime do Lucro Real e estão enquadradas no SIMPLES ou Lucro Presumido. Tudo vai depender das particularidades do seu negócio.

Buscar um profissional contábil é o primeiro passo para que seja feito um planejamento tributário. Anualmente, o planejamento dever ser revisto e reestudado para evitar que as empresas suportem ônus tributários desnecessários.

 

Lembre-se: “quem fracassa em planejar, planeja fracassar”.

 

Se precisar de ajuda, conte com o SESCON.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios