Segurança da informação e certificação digital

 

Segurança da informação e certificação digital

Seria redundante mencionar o quanto computadores e internet são, hoje em dia, amplamente utilizados para o processamento de dados e troca de informações e arquivos entre pessoas, organizações e governos. E a tendência é que nos tornemos cada vez mais digitais, eliminando documentos físicos que ocupam tanto espaço e são tão facilmente danificados.

No entanto, é preciso assegurar que estas transações eletrônicas sejam seguras, adotando mecanismos de capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. Por isso, a certificação digital é necessária e imprescindível.

O certificado digital  é um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo (chave pública) e outros dados capazes de identificar quem somos, para as pessoas e para os sistemas de informação e/ou validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos. Ele permite a utilização da Internet como meio de comunicação para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade, segurança e redução de custos.

O objetivo da certificação digital é proteger a organização ou pessoa detentora da informação, dos diversos tipos de ameaças virtuais. Atualmente, é uma das tecnologias de segurança da informação, seja para alimentar o sistema público, seja para permitir uma melhor segurança na interação junto à internet ou para assegurar as relações eletrônicas.

A certificação digital beneficia diversas áreas e setores de nossa economia, proporcionando uma melhor segurança e integridade da informação. Utilizando o certificado digital correto, é possível:

  •    Acompanhamento de processos jurídicos online.
  •    Acesso a informações junto aos órgãos públicos, permitindo renegociação de dívidas, cópias de documentos, geração de segunda via de impostos e tributos pagos, entre muitas outras.
  •    Entrega de obrigações principais e acessórias de maneira simplificada e segura.
  •    Proteção contra fraudes digitais e maior segurança na web.
  •    Acesso simplificado da informação, garantindo maior agilidade e produtividade para as organizações
  •    Redução no volume de papéis e espaço físico para armazenamento de documentos e arquivos.
  •    Redução de filas nas agências, secretarias, repartições públicas e outras organizações governamentais ou não.
  •    Transmissão de informações no meio eletrônico de maneira segura e íntegra.

São inúmeras as vantagens que a certificação digital proporciona.

Precisa de um certificado digital? Adquira o seu aqui.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios