Ajude seu cliente a não ter problemas com o fisco

 

Ajude seu cliente a não ter problemas com o fisco

A tecnologia de ponta é um dos recursos que os governos e órgãos fiscalizadores vêm utilizando no Brasil nas últimas décadas, com objetivo de aumentar a arrecadação de impostos e diminuir a sonegação fiscal. As notas fiscais eletrônicas e o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) são bons exemplos disso.

Existem diversas obrigações acessórias que devem ser entregues periodicamente pelo contribuinte ao fisco para abastecer o banco de dados do SPED. O sistema se encarrega de fazer o cruzamento eletrônico de dados; assim, o fisco obtêm informações fiscais com exatidão, inclusive as movimentações de compra e venda. As divergências encontradas podem resultar em fiscalização e multas.

Com orientações básicas e consultoria, os escritórios de contabilidade podem ajudar os clientes a evitar situações desagradáveis com o fisco.

 

Vendas pelo cartão

Todas as receitas advindas de cartão de crédito e débito são enviadas aos órgãos fiscais pelas administradoras de cartão. Diferenças a menor no seu faturamento em comparação com as vendas no cartão serão automaticamente notificadas. Oriente seu cliente a declarar as vendas corretamente e evitar divergências entre as receitas declaradas e as receitas nessa modalidade, em especial as empresas optantes pelo Simples Nacional.

 

Omissão de receitas

Algumas empresas praticam vendas sem nota. Isso é ilegal! O ambiente SPED atua no sentido de evitar tais práticas; todas as notas de compras e vendas são registradas em bancos de dados fiscais; ficam à disposição do fisco o controle de estoques das organizações comerciais e industriais.  Sendo assim, se seu cliente compra mercadorias com nota e as vende sem emissão de notas fiscais, certamente poderá ter problemas com o fisco.

 

Pagamento de impostos e certidões negativas

Empresas que estão com impostos atrasados e, em razão de licitações ou cadastros, precisam de certidão negativa de débito, muitas vezes optam por “zerar” a Declaração de Débitos de Créditos Tributários Federais (DCTF). Entretanto, é importante saber que a DCTF é confissão de dívida; retirar de má fé a informação dos débitos já declarados é totalmente ilegal. Esse tipo de prática já é conhecida pela receita federal, e a entidade pode aplicar sanções tributárias àqueles que as praticam.

 

 

Sem dúvidas, a tecnologia é aliada para otimizar processos internos, como a escrituração fiscal, gerenciamento de estoque e emissão de notas. Os sistemas de gerenciamento da informação fiscal e contábil também evoluíram. Tais mudanças exigem das empresas mais conhecimento sobre assuntos fiscais, contábeis e tecnológicos. Isso se torna uma excelente oportunidade de negócios para os escritórios de contabilidade, que podem auxiliar seus clientes em relação às leis e procedimentos fiscais.

 

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios