5 dicas para expandir um escritório de contabilidade

 

5 dicas para expandir um escritório de contabilidade

O mercado contábil é, sem dúvida alguma, um segmento bastante rentável. Os contadores possuem um leque de habilidades que refletem em serviços relevantes, característica essencial para a captação de potenciais clientes. Porém, expandir um escritório de contabilidade e aumentar seu faturamento pode ser uma tarefa complicada para grande parte dos profissionais. Mas fique tranquilo: existe um caminho mais fácil para alcançar o sucesso!

Para facilitar sua trajetória, reunimos aqui 5 dicas que irão ajudá-lo na expansão da sua empresa contábil. Confira!

Otimize seus processos

Mesas abarrotadas com papéis, pastas por todos os lados, livros empilhados pelos cantos: por incrível que pareça, esse cenário de caos é comum em muitos escritórios contábeis! Se esse quadro descreveu a sua empresa, cuidado: essa desorganização pode ser o obstáculo que impede o seu negócio de chegar à excelência.

Observe seu escritório e reflita sobre o que pode ser melhorado. Categorizar documentos, organizar pastas em ordem alfabética, etiquetar livros, investir em uma mobília mais funcional: vale de tudo para otimizar seus processos. Apesar de pequenas, essas atitudes podem resultar em ganhos representativos na produtividade do seu dia a dia.

Invista em tecnologia

No ritmo do mercado atual, não há mais espaço para fazer as folhas de pagamento do seus funcionários em tabelas do Excel, muito menos em um livro contábil escriturado manualmente. Para expandir um escritório de contabilidade, a tecnologia não pode ser sua inimiga, mas sim sua principal aliada. Afinal, insistir em processos manuais pode minimizar bastante a sua carga de atendimento. Com o auxílio de softwares para automatizar seu serviço, você ganha mais tempo para captar clientes e ainda reduz a possibilidade de erros.

Diversifique os serviços

O profissional contábil detém um amplo conhecimento em gestão do patrimônio. Então, por que limitar o seu serviço à assessoria contábil, fiscal e pessoal? Expandir um escritório de contabilidade requer um novo portfólio disponível para os clientes. Acrescente serviços de consultoria em gestão financeira, controle de estoque, formação de preços, treinamentos empresariais, enfim, tudo que a sua empresa puder oferecer ao mercado. Seja criativo e fique atento aos problemas relatados pela clientela, pois você pode oferecer a solução – e, é claro, cobrar por isso.

Fidelize seus clientes

No marketing, é certo que o custo de captar um novo cliente é muito maior do que manter por perto quem já está com você. Pensando nisso, é importante investir em fidelização e fazer com que a sua clientela se sinta valorizada pelo seu escritório contábil. Você pode praticar algumas ações simples, como enviar um cartão parabenizando pelo aniversário do cliente, uma newsletter quinzenal apresentando material relevante para empresários ou uma pesquisa de satisfação periódica, por exemplo.

Demita clientes não lucrativos

Se o ato de captar e manter clientes é importante para expandir um escritório de contabilidade, livrar-se daqueles que não oferecem retorno é igualmente importante. Estamos falando aqui daqueles clientes que tornam o seu trabalho exaustivo e estressante. Normalmente, costumam barganhar insistentemente pelo preço do serviço, ameaçando deixar o escritório para contratar o concorrente que cobra mais barato, sem falar na questão da inadimplência. Todo escritório possui clientes assim, então valorize-se e reflita se a presença desses consumidores na sua base é realmente necessária.

Como você viu, é preciso muito trabalho duro para expandir um escritório de contabilidade, mas, aplicando as dicas que apresentamos aqui, você verá o resultado dos seus esforços mais rápido. Preparado para começar a atender uma ampla base de clientes e ser reconhecido como um profissional valioso dentro do meio contábil? Então mãos à obra e bom trabalho!

Tem alguma ideia para acrescentar e ajudar outros colegas contadores? Deixe seu comentário abaixo e participe!

 

Fonte: Blog Mastermaq

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios