Dicas para acertar no planejamento tributário 2018

 

Dicas para acertar no planejamento tributário 2018

Estamos chegando ao fim de mais um ciclo. Naturalmente, muitas empresas já começaram a pensar e planejar 2018: ações de marketing, ajustes na gestão, dentre outros.

A gestão fiscal também deve ser repensada nesse momento. É uma forma de otimizar os gastos com tributos e evitar desperdícios. Os escritórios de contabilidade e consultoria podem estimular e auxiliar seus clientes a iniciarem um bom planejamento tributário.

 

Por que se preocupar com o planejamento tributário?

Um terço de toda a riqueza gerada no país é consumida em impostos. As organizações sabem que não é possível fugir das obrigações fiscais. Mas o seu escritório pode mostrar a elas que é possível reduzir gastos com tributos e até recuperar créditos tributários, fazendo um planejamento tributário.

A adoção de melhores práticas no planejamento tributário permite às empresas ter uma gestão fiscal mais eficiente e eficaz e, com isso, aumentar a lucratividade. Confira essas dicas e repasse a seus clientes!

 

1. Revise a atividade econômica

Verifique se a empresa deixou de realizar determinada atividade e passou a fazer outras, que possam ser motivo de mudança de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Optar pelo CNAE correto evita o pagamento de tributos desnecessários, ou ainda, bitributação sobre uma determinada atividade.

 

2. Reveja o enquadramento tributário

Estar no enquadramento certo, determinado pelas atividades desenvolvidas pela empresa, pode evitar o pagamento excessivo de tributos. Empresas que optaram pelo regime de Lucro Real, por exemplo, e que tiveram que reduzir o faturamento em função da crise, podem se enquadrar no Simples Nacional. Contadores são profissionais qualificados para fazer uma análise minuciosa do cenário econômico, fiscal e tributário e fazer previsões de crescimento com base em seus planos de expansão. Se você pretende expandir as vendas num curto espaço de tempo, talvez deva permanecer no mesmo enquadramento tributário.

 

3. Procure por incentivos fiscais

Em alguns casos, os governos municipal, estadual ou federal abrem mão de uma parte dos impostos a receber em prol de iniciativas sociais, de saúde e educacionais, entre outras; ou seja, oferecem incentivos fiscais para fomentar a atividade em determinados segmentos de mercado para estimular o giro da economia.

Ao aderir a algum incentivo fiscal, as empresas reduzem a quantidade de impostos devidos e, além disso, contribuem para a sociedade.

 

4. Automatize processos fiscais

A automatização de processos, principalmente quando se fala do setor fiscal, é de suma importância para não perder nenhum tipo de informação. A tecnologia é uma grande aliada nesse processo.

 

5. Conte com profissionais qualificados

Profissionais qualificados podem ajudar sua empresa a fazer um planejamento tributário assertivo, sem correr o risco de agir ilegalmente ou pagar multas. Assim, é possível reduzir os custos com mais segurança.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios