Certificado digital: obrigatório e imprescindível

 

Certificado digital: obrigatório e imprescindível

O universo digital se tornou essencial na rotina das pessoas (jurídicas ou físicas), seja para troca de informações, envio de documentos e comunicar-se. Sendo assim, cresce a necessidade de mecanismos capazes de garantir a integridade, confidencialidade e autenticidade. A certificação digital é a tecnologia que provê esses mecanismos no ambiente digital.

O que é certificado digital? É um documento de identificação eletrônico, pessoal e intransferível, que contem nome, número público exclusivo denominado “chave pública”, tendo a função de validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos e proteger as mensagens transmitidas,

Para pessoas jurídicas certificado digital passou a ser obrigatório e imprescindível.

As classificações de certificados digitais são denominadas tipo A, que são os mais relevantes para o contexto de pessoas físicas e jurídicas.

Certificado digital tipo A1: é um arquivo de extensão pfx, protegido por senha, armazenado no computador e tem a validade de 1 ano. Permite o armazenamento de um backup e pode ser usado simultaneamente em vários computadores.

Certificado tipo A3: É um certificado armazenado em mídia externa criptográfica (token ou cartão). Esse tipo de certificado não pode ser removido durante seu uso. Só pode ser utilizado por quem estiver de posse do dispositivo criptográfico e senha de acesso.

O certificado digital também se tornou obrigatório para emissão de notas fiscais eletrônicas, entregas de declarações na Receita Federal (e-CAC), Conectividade Social, dentre outras muitas utilidades para facilitar o seu dia a dia.

Para obter um certificado digital é preciso procurar uma Autoridade Certificadora autorizada pelo ITI (Instituto de Tecnologia de Informações).

PRECISA DE UM CERTIFICADO DIGITAL? Procure o SESCON e solicite o seu.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios