Você sabe administrar seu tempo?

 

Você sabe administrar seu tempo?

Em um mercado cada vez mais dinâmico, exigente e competitivo, manter um nível elevado de produtividade é diferencial para o sucesso das organizações. Mas não é fácil atingir esse objetivo. Muitas vezes, bons profissionais são sabotados pela má gestão do tempo, prejudicando sua produtividade e impactando nos resultados das empresas.

Então, como reconhecer se você está pecando no planejamento de suas horas de trabalho e minando sua produtividade?

Existem alguns sinais: você corre o dia todo para fazer o que precisa e cumprir com suas responsabilidades e, no final do dia, percebe que ainda ficaram muitas pendências? Está sempre sem tempo e/ou cansado? Fica ansioso ao ver a quantidade de tarefas a fazer no dia?  Então, possivelmente, você está com problemas na sua gestão do tempo.
Isso serve também para seus colaboradores. Muitas vezes, você contrata um profissional competente, habilidoso e comprometido, mas sente que ele não está gerando os resultados que esperava? Pode ser que ele esteja com problemas para gerenciar seu tempo.

 

Ladrões de tempo

Sabe aquele profissional que parece ter tempo para tudo? Trabalha, estuda, frequenta a academia, cumpre as tarefas domésticas, cuida dos filhos e ainda arruma tempo para ler? Pois é, o dia dele também tem 24 horas! A diferença está na forma que ele administra sua vida e suas atividades, por ordem de prioridades. Normalmente essas pessoas são excelentes em gestão de tempo e sabem como dizer não aos “ladrões do tempo” – pequenos eventos que acontecem diariamente e tiram nosso foco do trabalho: problemas e urgências de outras pessoas, procrastinação, redes sociais, aplicativos de conversa pelo telefone, conversas paralelas ou pensamentos aleatórios no local de trabalho.

Os ladrões do tempo minam a produtividade porque geram um nível de distração capaz de desviar seu foco do trabalho.

 

Como gerir melhor meu tempo?

Os primeiros passos são:

  • Fazer um bom planejamento das tarefas, por ordem de prioridade;
  • Criar uma organização mental;
  • Cuidar do espaço físico em que você trabalha.

Elimine papéis desnecessários, organize a bagunça, descubra com o que você anda desperdiçando seu tempo e dificulte o acesso às coisas que causam distração. Colocar o celular dentro de uma gaveta, por exemplo, pode evitar que você fique checando sempre que aparece uma nova notificação na tela.

Anote as coisas que não conseguiu fazer por falta de tempo. Se a lista ficou muito grande, é hora de reestabelecer prioridades!

 

Equilíbrio é fundamental

A disciplina pode garantir sua produtividade, mas é preciso também separar algumas horas para a família, o lazer, cuidar da saúde, relaxar.  Se esforce para gerir seu tempo, mas não se esqueça que o equilíbrio é a palavra-chave. Tempo é dinheiro, mas tem coisas que o dinheiro não compra.

 

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