SESCON-MG participa de Projeto International Desk com a Itália

 

SESCON-MG participa de Projeto International Desk com a Itália

Ferramenta será uma ponte para atrair clientes de outros países.

 

A demanda crescente por empresas contábeis e contadores com experiência no assessoramento e prestação de serviços contábeis internacionais é grande, e a necessidade de estimular os associados à busca de conhecimento para atuar no mercado internacional, proporcionando um canal de acesso a esse mercado, é o objetivo da ferramenta virtual que irá permitir que empresas e investidores estrangeiros encontrem e contratem empresas de contabilidade do País.

O projeto foi idealizado pelos departamentos de Relações Internacionais e Comércio Exterior – DEREX e da Micro, Pequena e Média Indústria – DEMPI da FIESP e viabilizado pelo SESCON-SP, o International Desk, através de um acordo e carta de intenções entre o Sindicato e duas entidades similares italianas, o Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili e o Ordine dei Dottori Commercialisti e Esperti Contabili di Roma, é uma parceria entre as entidades que visa promover a intermediação entre empresas estrangeiras e o setor contábil brasileiro.

O sistema foi desenvolvido pelo SESCON-SP e a ideia é que essa plataforma seja uma ponte para atrair clientes de outros países que precisem de assessoria e consultoria contábil e trabalhista, além de orientações para a constituição e representação em sociedade, negociações com entidades financeiras, abertura de contas bancárias, acordos de colaboração, negociação de contratos, planejamento de impostos e até reportes financeiros, entre outros.

Em um primeiro momento, a ferramenta on-line, chamada de Desk Internacional, será direcionada especificamente para empresas e investidores da Itália com interesses no Brasil.

Em uma segunda fase, a plataforma será expandida para outros países, como Estados Unidos, França, Japão e membros do Mercosul, e para empresas de contabilidade de outros Estados brasileiros por meio da Fenacon.

Para participar do projeto, as empresas de contabilidade precisam ser associadas ao SESCON/MG, que irá credenciá-las e cadastrá-las no site do Desk Internacional. Para isso elas terão de cumprir alguns critérios definidos pelo SESCON, tais como ter prestado algum serviço para uma companhia ou empresa estrangeira e ter em sua carteira de clientes empresas optantes pelo Lucro Real em seu regime tributário. Outro critério importantíssimo é a presença em seu quadro de funcionários, de pessoas que dominem pelo menos o inglês ou outra língua estrangeira, como o espanhol.

O objetivo é o de ajudar os associados a capitarem clientes fora do país que desejam investir no Brasil e precisem de assessoria ou consultoria.

Outra novidade da plataforma virtual é que ela caminha para ser via de mão dupla. Isto é, haverá uma ferramenta semelhante no exterior para assessorar empresas brasileiras que desejem investir fora do País. Em fevereiro, o presidente do SESCON/MG, Sauro Henrique de Almeida, participou da assinatura do convênio de cooperação entre as entidades e de um Road Show na Itália e posteriormente apresentará essa ferramenta a interessados de participar no SESCON/MG.

O objetivo do SESCON/MG ao trazer essa importante ferramenta para os associados e demais interessados para Minas Gerais é tornar o contador uma referência importante no âmbito dos negócios internacionais e fomentar negócios através das oportunidades ofertadas pelo mercado.

Como a ferramenta irá funcionar?

A plataforma ficará hospedada nas nuvens e será administrada pelo SESCON-SP (Brasil) e está divida em três níveis de acesso:

  1. Área de livre acesso utilizada para divulgação de Notícias, Eventos, Oportunidade de Negócios, Alterações legislativas que afetam o INVESTIDOR INTERNACIONAL, Práticas Contábeis não alinhadas com as IFRS entre outras informações;
  2. Área restrita das Entidades (SESCON/MG) utilizada para gestão local, captação, avaliação e homologação entre outras atividades;
  3. Área restrita do Administrador (SESCON/MG) utilizada para disponibilizar de forma estruturada por País, Regiões, Segmentos Econômicos e Idiomas a lista de Empresas Contábeis homologadas pelas Entidades Patrocinadoras.

Associados

  • Para ser incluído na Lista de Empresa Contábeis homologadas, os candidatos devem ser associados das Entidades Patrocinadoras que definirá as qualificações e outras capacitações necessárias.
  • Após cumprir com os requisitos, os candidatos serão incluídos na Lista do INTERNATIONAL DESK como ASSOCIADOS e terão acesso, através de login (Usuário e Senha) fornecidos pela Entidade Patrocinadora (SESCON/MG) às informações contidas na Área Restrita do Administrador do INTERNATIONAL DESK.
  • O código de acesso “LOGIN” é de uso exclusivo do ASSOCIADO e não poderá ser transferido, concedido ou fornecido à terceiros sob pena de bloqueio e exclusão.

O International Desk é uma opção no panorama da internacionalização, pois torna o contador uma referência importante nas negociações. Simplificando e agilizando uma complexa pesquisa de mercado para uma consultoria no fomento de negócios, que ultrapassa uma série de canais e etapas burocráticas com diferentes interlocutores.

Em breve o SESCON/MG irá ministrar palestras para os associados que desejarem aderir ao Internacional Desk, ferramenta importante que irá revolucionar as empresas contábeis em Minas Gerais.

Confiram o email enviado ao presidente do SESCON/MG “Ill.mo Sr. Presidente Sauro Henrique de Almeida,

Em nome do Consulado Honorário do Brasil em Florença, parabenizo à SESCON pela apoio dado na realização do evento “Progetto Italia- Brasile”, realizado no dia 28 de fevereiro na cidade de Lucca. Acredito que o Convenho tenha alcançado a finalidade de favorecer e reforçar as relações  comercias entre o Brasil e a Italia. Nos colocamos a disposição para o que se fizer necessário.Cordiais saudações. Avv. Daniela de Souza – Consul Honorario do Brasil Consulado H. do Brasil P.za Pitti 5 – Firenze”.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios