4 dicas para a gestão de pessoas em escritórios de contabilidade

 

4 dicas para a gestão de pessoas em escritórios de contabilidade

Estar à frente de um escritório de contabilidade é administrar recursos financeiros, sem jamais se esquecer das pessoas – sejam elas clientes ou, é claro, funcionários. Garantir um ambiente capaz de promover o bem-estar daqueles que trabalham com você é fundamental para a prosperidade do seu negócio. Afinal, colaboradores satisfeitos e motivados, que vestem a camisa da empresa, produzem mais e melhor.

É aí que entra a gestão de pessoas. Realizada, portanto, pelos próprios gestores, é entendida como uma série de práticas das quais se servem empresas e organizações para gerir condutas e procedimentos internos, desenvolvendo e aproveitando ao máximo o capital humano de que dispõem.

Listamos, abaixo, algumas dicas que vão te ajudar a empregá-la em seu escritório:

 

1 – Entenda a importância da comunicação

É necessário garantir que informações e instruções circulem com clareza e eficiência pelo escritório e, para isso, vale de tudo: e-mails, recados, jornais-mural, newsletters. Mas não confie apenas em meios eletrônicos ou na palavra escrita.

Priorize a conversa cara a cara com seus funcionários e busque realizá-la de tempos em tempos. Seja uma pessoa acessível e mostre, principalmente, que tem disponibilidade para trocar ideias. Além disso, procure fazer de eventuais encontros com você uma oportunidade para perguntas. Assim, caso tenham dúvidas ou dificuldades, os colaboradores poderão esclarecê-las, bem como contribuir com novas propostas e sugestões que, por sua vez, podem ser enriquecedoras.

Não pode se encontrar em pessoa com alguns deles? Considere realizar chamadas por vídeo com programas virtuais como o Skype.

 

2 – Não hesite em dar feedback positivo

Costuma-se entender a prática do feedback apenas ou, principalmente, como sendo um retorno a respeito de pontos negativos identificados no trabalho de quem está sendo avaliado. No entanto, considere adotar uma abordagem baseada em também exaltar os pontos fortes.

Em outras palavras, reconheça as habilidades e aptidões daqueles que trabalham com você, bem como metas por eles conquistadas e prazos devidamente atendidos. Além de melhorar sua relação com os funcionários, contribuindo para o aumento da auto-estima geral no escritório, a prática do feedback positivo ajuda a fazer com que os colaboradores se sintam inclinados a aperfeiçoar ainda mais esses aspectos e funções que já dominam.

 

3 – Aprenda a delegar funções

Falar em contabilidade é falar, também, em uma variedade de tarefas a serem executadas pelos funcionários: lidar com contas, elaborar contratos, orientar investimentos, dentre muitas outras. E se valer da divisão organizada dessas tarefas faz com que seja possível tanto observar a performance de cada trabalhador, quanto identificar o que – e em qual parte do processo – está errado e, para tal, buscar soluções. Ou seja, esforce-se para implantar em seu negócio um modelo de distribuição, capaz de assegurar o sucesso de seus procedimentos. Afinal, de nada adianta recrutar uma equipe de profissionais qualificados, se não conseguirem trabalhar de forma harmônica. Desse modo, você, enquanto gestor, terá mais tempo para dar prioridade a si mesmo e às suas próprias responsabilidades que, sabemos, não são poucas.

 

4 – Encare a contratação como um processo contínuo

Triagem de currículos, entrevistas em grupo e individuais, períodos de teste. Já reparou que recrutar novos membros é um processo trabalhoso, que só acontece em momentos de necessidade? Ou seja, quando há algum colaborador saindo, ou que já saiu, do escritório. Mas considere fazer isso de uma maneira diferente. Por mais que não haja vagas disponíveis no momento, procure já ter uma boa noção das próximas pessoas que pretende contratar e de suas possíveis funções a serem realizadas no futuro. E, é claro, estabeleça contato com elas. Dessa forma, você ganha tempo, contrata alguém que já conhece e com quem já possui uma boa relação.

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