Internacional Desk, ferramenta que possibilitará criar conexões com o mundo é lançado em Belo Horizonte

 

Internacional Desk, ferramenta que possibilitará criar conexões com o mundo é lançado em Belo Horizonte

A demanda crescente por empresas contábeis e contadores com experiência no assessoramento e prestação de serviços contábeis internacionais é grande, e a necessidade de estimular os associados à busca de conhecimento para atuar no mercado internacional, proporcionando um canal de acesso a esse mercado, é o objetivo da ferramenta virtual que irá permitir que empresas e investidores estrangeiros encontrem e contratem empresas de contabilidade do País.

 

Esse projeto arrojado e inovador, foi apresentado no auditório do SESCON/MG, no dia 16 de maio, pelos Presidentes Márcio Massao Shimomoto do SESCON-SP, Sauro Henrique de Almeida do SESCON/MG e pela Gestora do International Desk, Caroline Trimboli.

O projeto foi idealizado pelos departamentos de Relações Internacionais e Comércio Exterior – DEREX e da Micro, Pequena e Média Indústria – DEMPI da FIESP e viabilizado pelo SESCON-SP, o International Desk, através de um acordo e carta de intenções entre o Sindicato e duas entidades similares italianas, o Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili e o Ordine dei Dottori Commercialisti e Esperti Contabili di Roma, é uma parceria entre as entidades que visa promover a intermediação entre empresas estrangeiras e o setor contábil brasileiro.

O sistema foi desenvolvido pelo SESCON-SP e a ideia é que essa plataforma seja uma ponte para atrair clientes de outros países que precisem de assessoria e consultoria contábil e trabalhista, além de orientações para a constituição e representação em sociedade, negociações com entidades financeiras, abertura de contas bancárias, acordos de colaboração, negociação de contratos, planejamento de impostos e até reportes financeiros, entre outros.

 

Em um primeiro momento, a ferramenta on-line, chamada de Desk Internacional, será direcionada especificamente para empresas e investidores da Itália com interesses no Brasil.

Em uma segunda fase, a plataforma será expandida para outros países, como Estados Unidos, França, Japão e membros do Mercosul, e para empresas de contabilidade de outros Estados brasileiros por meio da Fenacon.

A Presidente do CRCMG, Rosa Abreu Barros que participou da apresentação do Desk Internacional,  elogiou o projeto e destacou que independente do Conselho Federal de Contabilidade, é interesse do CRCMG estreitar essa parceria com O SESCON/MG. “Nós de Minas queremos assumir isso junto com o SESCON/MG” disse a Presidente.

Para participar do projeto, as empresas de contabilidade precisam ser associadas ao SESCON/MG, que irá credenciá-las e cadastrá-las no site do Desk Internacional. Para isso elas terão de cumprir alguns critérios definidos pelo SESCON, tais como ter prestado algum serviço para uma companhia ou empresa estrangeira e ter em sua carteira de clientes empresas optantes pelo Lucro Real em seu regime tributário. Outro critério importantíssimo é a presença em seu quadro de funcionários, de pessoas que dominem pelo menos o inglês ou outra língua estrangeira, como o espanhol.

O objetivo é o de ajudar os associados a capitarem clientes fora do país que desejam investir no Brasil e precisem de assessoria ou consultoria.

Outra novidade da plataforma virtual é que ela caminha para ser via de mão dupla. Isto é, haverá uma ferramenta semelhante no exterior para assessorar empresas brasileiras que desejem investir fora do País. Em fevereiro deste ano, o presidente do SESCON/MG, Sauro Henrique de Almeida, participou da assinatura do convênio de cooperação entre as entidades e de um Road Show na Itália.

O Presidente do SESCON/MG, Sauro Henrique de Almeida destacou que o objetivo do SESCON/MG ao trazer essa importante ferramenta para os associados e demais interessados para Minas Gerais é tornar o contador uma referência importante no âmbito dos negócios internacionais e fomentar negócios através das oportunidades ofertadas pelo mercado.

 

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios