3 dicas para tornar sua empresa mais competitiva

 

3 dicas para tornar sua empresa mais competitiva

Diferenciar-se da concorrência e destacar-se no mercado é imprescindível para a sobrevivência dos negócios nos dias de hoje. Mas como tornar sua empresa mais competitiva?

 

Os diferenciais competitivos da sua empresa são todos os atributos que a tornam única, capaz de oferecer determinado serviço ou produto aos clientes de maneira excepcional e, assim, se destacar e competir no mercado com outras empresas do mesmo segmento.

Já falamos aqui que, construir diferenciais competitivos de modo estratégico, faz com que o escritório de contabilidade acabe ganhando credibilidade e passe a ser visto como uma opção superior, quando comparado com outros escritórios que não oferecem as mesmas vantagens. Mas, e como fazer isso? Listamos abaixo três práticas interessantes que vão te ajudar a desenvolver e a aproveitar melhor seu diferencial competitivo:

 

1) Dedique-se ao seu relacionamento com o cliente

Construa uma relação de troca e confiança com seus clientes, conhecendo-os a fundo e dando abertura para que demonstrem seus desejos, façam pedidos e deem sugestões. Para isso, o primeiro passo é desenvolver e manter canais de comunicação eficientes, por meio dos quais eles possam se expressar e, ao mesmo tempo, possam ser, de fato, ouvidos. Aqui vale de tudo: conversas cara a cara, e-mails, telefonemas e, inclusive ,mensagens em redes sociais. E não se esqueça de deixar claro que o que eles têm a dizer é importante e será considerado durante o processo de tomada de futuras decisões do escritório.

Só assim você será capaz de compreender suas demandas e, ainda mais importante, atender às suas necessidades da melhor forma possível, percebendo oportunidades ainda desconhecidas pela concorrência. Em outras palavras, para identificar possíveis frentes de atuação, elaborando e desenvolvendo diferenciais competitivos, é preciso obter informações sobre os clientes. E ninguém melhor para fornecer tais informações do que os próprios, não é mesmo?

 

2) Invista em colaboradores cada vez mais capacitados

Outro fator importante, quando se fala em tornar seu escritório mais competitivo, é o nível de qualificação dos seus funcionários. Isso fará com que conheçam bem o mercado e suas novidades, e que sejam capazes tanto de fazer diagnósticos quanto de ter insights melhores acerca da situação dos clientes, além de resolverem com mais habilidade problemas que forem surgindo ao longo do tempo. Por isso, tenha em mente a importância de, sempre que possível, incentivá-los a fazer pós-graduações ou a buscar cursos de curta duração, por exemplo, para que se capacitem e se atualizem.

Além disso, colaboradores que se empenham em aprender coisas novas e em empregá-las em seu trabalho são, também, preocupados em crescer profissionalmente e motivados pela possibilidade de ascensão. Ou seja, pessoas com esse perfil são aquelas que veem valor em contribuir para o desenvolvimento da empresa, em vez de se acomodarem realizando tarefas básicas.

 

3) Procure adotar estratégias de marketing digital

Serviços diferenciados, feitos sob medida, para os clientes e profissionais qualificados e motivados por novos desafios: tudo isso é essencial. No entanto, se não houver uma estratégia de divulgação por meio da qual seja possível transmitir e valorizar as qualidades da empresa, acaba não sendo o suficiente. Dito de outra forma, de nada adianta investir no diferencial competitivo e não divulgá-lo, pois é fundamental fazer com que o cliente compreenda todas as vantagens de contratar o escritório.

Atualmente, vivemos um momento em que a internet e, principalmente, as redes sociais ocupam grande parte de nosso tempo. Por isso, pensar em planejamentos de marketing capazes de atingir o público em meios digitais é tão interessante. São exemplos: a criação de um site ou portal recheado de conteúdos relevantes, para que sua empresa possa ser vista como uma autoridade pelos clientes e até por outras empresas, e a gestão de páginas do escritório em redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, por meio das quais é possível, também, interagir com o público.

 

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você. Precisa de ajuda? Entre em contato com o Sescon!

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