Demonstrações Contábeis: para onde estão indo os gastos da empresa?

 

Demonstrações Contábeis: para onde estão indo os gastos da empresa?

demonstrações contábeis

É fato que, independente do ramo do negócio, parte importante do andamento de uma empresa acaba exigindo despender determinadas quantias de dinheiro, inclusive com os mais variados custos. 

Enquanto empreendedor, você, com certeza, já deve ter reparado que eles vão desde os salários pagos aos funcionários a questões como aluguel de imóveis, consumo de água e energia elétrica, passando por objetos como material de escritório ou até utensílios de cozinha.

E é preciso que esses gastos possam ser, não um sinal de prejuízo, mas uma parte natural do progresso de uma empresa. Isto é, para que, sendo encarados como investimentos, possam seguir contribuindo para a geração de lucros, é preciso que o empreendedor seja capaz de, em primeiro lugar, identificá-los e, em segundo, gerenciá-los adequadamente.

Ou seja, entender a fundo para onde eles vão e, a partir disso, planejar seus gastos, deve ser visto como um compromisso diário. Só assim é possível pensar em estratégias para continuar crescendo. E, para isso, é importante ter consigo colaboradores que se dediquem a trabalhar com boas demonstrações contábeis.

Você já sabe o que são Demonstrações Contábeis?

As Demonstrações Contábeis são exatamente os relatórios que municiam as empresas para suas tomadas de decisões em todos os aspectos: nas despesas, quanto às suas receitas e a rentabilidade da empresa.

Elas são basicamente divididas em: Balancete Analítico, Demonstrações de Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa.  

Por isso é de grande importância a contratação de um profissional contábil habilitado e de municiar este profissional com todos os documentos necessários que envolvem as áreas de Pessoal, Fiscal e Contábil.

Tudo isso de modo que o profissional contábil, de posse de todos esses documentos tenha condições de elaborar esses relatórios que darão diagnósticos e outros pareceres para que os empresários sejam capazes de identificarem a real situação de suas empresas. São elas que alimentam todas as obrigações acessórias exigidas pelo governo.

Portanto é de suma importância que a contabilidade faça parte da vida de qualquer empresa, sem ela a empresa  está fadada ao fracasso, pois é através dela que as empresas terão condições de gerir as suas movimentações bem como da elaboração de todos os impostos necessários e de se manter em dia junto ao governo seja nas áreas Municipal, Estadual e Federal.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios