Presidente do SESCON/MG participa do seminário “Os Desafios Fiscais dos Estados” no BDMG

 

Presidente do SESCON/MG participa do seminário “Os Desafios Fiscais dos Estados” no BDMG

O presidente do SESCON/MG, Sauro Henrique de Almeida, participou na manhã de terça-feira, 30/4, do seminário “Os Desafios Fiscais dos Estados”, que foi realizado no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte e contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

O Regime de Recuperação Fiscal foi defendido como solução para reequilibrar as contas públicas em Minas Gerais, tanto pelo governador Romeu Zema (Novo), quanto pelo secretário de Estado da Fazenda, Gustavo Barbosa.

Tanto para Zema quanto para Barbosa, a única solução para alcançar um cenário melhor é a adesão ao regime de recuperação fiscal. “Os ajustes são necessários, e como tenho dito, é como um tumor que está crescendo, não resolver o problema agora só o tornará mais grave no futuro”, defendeu o governador.

A adoção do regime de recuperação fiscal depende de aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e homologação pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo Gustavo Barbosa, a aplicação do regime tem previsão de duração de três anos prorrogáveis para mais três e permitirá que Minas Gerais suspenda o pagamento da dívida com a União.
Evento

O seminário no BDMG foi promovido pelo Governo de Minas em parceria com a Comunitas. Além dos membros do executivo estadual, o evento contou com a presença de autoridades do governo federal, como Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional; Leonardo Rolim, secretário de Previdência do Ministério da Economia; Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo; e as economistas Ana Carla Abrão e Elena Landau.

Diversos palestrantes discutem ao longo do dia os desafios enfrentados pelos estados brasileiros. Entre os temas abordados estão a reforma da Previdência, a redução de gastos da máquina pública e ajustes fiscais para reequilibrar contas e promover o desenvolvimento econômico.

 

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios