Contadores garantem saúde financeira das empresas
Dia 22 de setembro comemoramos o dia do contador. Cumprir formalidades legais e apurar o recolhimento de tributos de empresas de todos os portes é apenas uma das atribuições do profissional da área de contabilidade. Com exigências rigorosas nas contratações e no cumprimento das jornadas de trabalho, além da crescente demanda por maior produtividade com menos recursos, a figura do contador é essencial para cuidar da gestão dos custos e da rentabilidade do negócio.
Atualmente, são mais de 83 mil organizações contábeis em todo o Brasil e mais de 310 mil contadores, de acordo com relatório do Conselho Federal de Contabilidade. Apenas no estado de Minas Gerais são 6.321 empresas do ramo e mais de 55 mil profissionais da contabilidade.
O presidente do SESCON/MG, Sauro Henrique de Almeida, salientou que a contabilidade é uma das profissões que mais evoluiu nos últimos anos, destacando sua importância na gestão das empresas, sejam elas sociedades anônimas ou micro empresas. “É necessário enfatizar que a profissão do contador é uma peça fundamental tanto nos setores públicos quanto privados. O SESCON/MG tem buscado novos mecanismos e ferramentas para auxiliar essa nobre profissão”, disse.
Apesar do mercado promissor, estatísticas do Sistema Fenacon Sescap/Sescon mostram que 70% das micro e pequenas empresas não fazem a contabilidade adequadamente. A informática certamente contribuiu e continuará auxiliando muito nessa evolução. O advento dos SPeds Fiscal e Contábil, a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica, o cruzamento constante de informações pela Receita Federal e daqui a pouco a implantação do eSocial são quebras de paradigmas, que obrigaram o profissional a se atualizar constantemente.
Para o presidente da Fenacon, Mario Berti, o contador deve ser visto como um assessor do sucesso da empresa, pois é através desse profissional que todas as informações do negócio passam, para então serem processadas. “Com base nesses dados, o profissional compila números, compara desempenho, identifica quedas de receitas ou acrescimento de despesas e indica o ponto de equilíbrio. Enfim, a contabilidade pode e dever ser uma importante ferramenta de gestão, para se projetar o futuro e corrigir o passado”, destaca.
“Indiscutivelmente a contabilidade é sinônimo de evolução para todos os setores de um país, por isso, precisamos nos unir através de ações pela valorização e enriquecimento dessa nobre profissão”, disse Sauro Henrique