Depois de Belo Horizonte, Conta.MOBI será lançada na Região Metropolitana
Contagem e Betim serão as próximas cidades a conhecerem a nova ferramenta de negócios, chancelada pelo Sescon/MG, que faz a ponte entre microempreendedores individuais e contadores
Os microempreendedores individuais (MEIs) de Belo Horizonte já têm, ao seu alcance, uma solução de negócios que promete maior agilidade no planejamento financeiro e facilidade no controle das suas receitas e despesas, a Conta.MOBI. Lançada no último dia 8, a novidade foi apresentada em primeira mão, no Auditório do Sebrae Minas, para empresas de serviços contábeis e para a imprensa.
A Conta.MOBI aposta na união de duas pontas do setor econômico: de um lado, os 4,9 milhões de microempreendedores individuais atuais e, de outro, os contadores. “Hoje, representamos mais de 600 mil escritórios, respondendo por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional”, enfatizou o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Mario Elmir Berti. “A Fenacon é signatária desse lançamento e o vê como uma oportunidade para os contadores servirem à comunidade, auferindo um novo ganho. Estamos ansiosos para que o projeto chegue a São Paulo”.
Depois de Belo Horizonte, onde já possui 150 “Contadores do Bem”, a Conta.MOBI será lançada nas duas maiores cidades Região Metropolitana, Contagem e Betim, nas próximas semanas.
“Este é o primeiro passo de um programa que, em breve, vamos estender para todo o país, movimentando mais de R$ 500 milhões em negócios diretos”, disse o idealizador e diretor-executivo (CEO) da Conta.MOBI, Ricardo Capucio. “Os dispositivos móveis continuarão transformando a vida das pessoas e temos orgulho de apresentar um projeto que mescla inclusões social e tecnológica para uma faixa empresarial que, em cinco anos, alcançará 10 milhões de pessoas, no Brasil”.
A Conta.MOBI é uma conta empresarial isenta de mensalidade, gerenciada por um cartão eletrônico (da Rede Visa Plus) e um aplicativo para smartphones, que permite consultas on-line a saldos e extratos, pagamento de contas e emissão de boletos bancários. “Sua ativação gratuita é feita pelos ‘Contadores do Bem’, que são como os anjos da guarda do MEIs. Esse grupo dará aconselhamento jurídico e contábil para os microempreendedores individuais, criando novos pacotes de serviços que incluirão emissão de guias, tira-dúvidas e folha de pagamento, além da sua declaração anual de Imposto de Renda”, explica o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais (SESCON/MG), Sauro Henrique de Almeida.
Ele enxerga novas oportunidades na Conta.MOBI. “Esta ferramenta permitirá que boa parte dos 520 mil microempreendedores individuais mineiros se tornem, em médio prazo, micros ou pequenos empresários (MPEs)”, avalia Almeida. “Estamos criando um elo entre os MEIs e os contadores que garante maior controle sobre movimentações financeiras, para estes primeiros, e mais agilidade na prestação do serviço contábil, para os segundos. Na prática, ambas as partes saem ganhando.”
Além de uma bonificação pela ativação de cada Conta.MOBI, os “Contadores do Bem” também terão uma participação de 0,1% sobre todas as operações de débito e crédito feitas pelos microempreendedores individuais. Em contrapartida, os escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional farão a primeira declaração anual simplificada dos MEIs, gratuitamente.
Para o diretor de operações do Sebrae Minas, Anderson Cabido, a Conta.MOBI garantirá mais apoio aos MEIs. “As pequenas empresas continuam contratando e número de microempreendedores individuais segue crescendo, no Estado”, afirmou ele. “Essa nova solução chega no momento em que o número de MEIs está prestes a ultrapassar o de micro e pequenas empresários, em Minas Gerais. Mais do que um facilitador administrativo, a Conta.MOBI é um instrumento de inclusão social e previdência, que traz mais cidadania e desenvolvimento para o empresário de amanhã”.
Vale lembrar que o cartão da Conta.MOBI também permite compras em mais de dois milhões de estabelecimentos e saques nas agências e terminais de autoatendimento dos bancos conveniados (HSBC, Bradesco e Citibank).
MAIS sobre a Conta.MOBI
A “startup” mineira teve seu plano de negócio apresentado pela primeira vez na Universidade de Stanford, no Estado norte-americano da Califórnia, onde se classificou entre os primeiros lugares, diante de 25 projetos brasileiros que fizeram parte do Innovation and Entrepreneurship Program, de 2014.
A solução conta, hoje, com apoio de investidores brasileiros e estrangeiros, sendo uma das apostas da Visa latino-americana.