Saiba como a comunicação interna afeta os resultados da sua empresa

 

Saiba como a comunicação interna afeta os resultados da sua empresa

 

 

Você sabia que a comunicação interna pode afetar os resultados de sua empresa?

 

Isso mesmo!

 

Empresas são feitas de pessoas e, como tal, são organizações vivas. Por isso, a comunicação entre funcionários e departamentos precisa funcionar bem, de forma a tornar o trabalho mais eficiente, agilizar os processos, alinhar objetivos ou metas, melhorar a convivência entre colaboradores e, como consequência, tornar o ambiente organizacional mais agradável e produtivo.

 

Só é possível engajar colaboradores, melhorar o desempenho das equipes e aumentar o grau de motivação se houver uma comunicação interna eficaz e sem ruídos, de forma a fazer com que as informações cheguem corretamente a quem precisa e em tempo hábil, evitando mal-entendidos, fofocas, dados incorretos ou falsos, etc.

 

Por isso, as decisões e acontecimentos da organização devem ser, primeiramente, divulgados ou tratados internamente, cuidando para que sejam bem compreendidas e que cheguem a todos.  As demais informações, estratégicas ou não, devem ser compartilhadas em conformidade com o nível hierárquico e grau de confidencialidade, respeitando quem de fato compõe a empresa. Caso contrário, você pode ter membros pouco engajados ou comprometidos com o “todo”, prejudicando o desempenho das equipes e, consequentemente, os resultados.

 

Algumas dicas para melhorar a comunicação interna de sua empresa:

  • Se sua empresa não comporta um departamento de comunicação ou RH, deve ter, então, um colaborador responsável por selecionar, coletar e divulgar as informações internas.

  • Estabeleça um Procedimento Operacional Padrão (POP) para informar os funcionários sobre decisões e acontecimentos internos, seja por comunicados, quadro de avisos, intranet, e-mails ou reuniões de departamento.

  • Só utilize diferentes canais de comunicação, se puder mantê-los atualizados; informações obsoletas minam a credibilidade. Site, redes sociais, intranet, informativos internos só funcionam se houver gestão adequada.

  • Permita que a comunicação seja uma via de mão dupla, abrindo espaços para que os colaboradores também tenham a possibilidade de se expressar.

  • Centralize a informação e facilite o acesso a ela; a intranet é uma ótima alternativa.

  • Realize eventos internos e externos: cafés da manhã, comemoração de aniversários do mês, etc, que aumentam a interatividade entre as pessoas e fortalece a comunicação.
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