Gestão da Informação – entenda a importância

 

Gestão da Informação – entenda a importância

Dados e informação compõe a matéria-prima essencial para a tomada de decisões nas empresas, em todos os níveis. É difícil decidir os rumos das estratégias de vendas e serviços, por exemplo, sem antes saber sobre a situação atual dos negócios, incluindo fatos, análises, números, estatísticas e projeções.

 

A Gestão da Informação é uma forma eficaz de registrar e administrar dados necessários para a tomada de decisões. Trata-se de um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações. Quanto mais acessível for a informação que você precisa saber para decidir, melhor.

 

Utilizando de metodologia correta e tecnologia adequada, é possível disponibilizar no momento certo e de maneira eficiente tudo o que os gestores precisam saber para tomar decisões acerca dos serviços, finanças (fluxo de caixa e contas a pagar e inadimplência, receitas, resultados…), projeções para o futuro, dentre outros.

 

O gerenciamento adequado das informações evita dificuldades em localizar um documento ou informação, excesso de papéis, retrabalho por parte dos funcionários com a perda de informações e envolvimento de muitas pessoas e ferramentas para disponibilizar dados para a tomada de decisões.

 

Sua empresa faz esse controle adequadamente? Aqui vão algumas razões para melhorar a Gestão da Informação na sua empresa:

 

Facilidade para localizar um documento/informação

Com gestão adequada, você precisará envolver menos colaboradores e gastará menos tempo na busca e recuperação de documentos e informações. Mais produtividade para seu negócio.

 

Menos papéis

O volume de documentos no seu arquivo físico diminui, pois papéis desnecessários são descartados e só permanece o que é relevante. Afinal, nem todos os documentos precisam ser guardados por muito tempo; existe prazos legais para cada um.

 

Otimização da área para guarda de documentos físicos

Com menos papéis, você precisa de menos espaço físico para guardá-los. O mesmo vale para arquivos digitais.

 

Envolvimento de menos pessoas para obtenção de informações

Na hora de tomar uma decisão, você precisará recorrer a um número reduzido de pessoas e departamentos. Um software é capaz de fornecer tudo imediatamente, com precisão. Um dos objetivos da Gestão da Informação é justamente esse: auxiliar na tomada de decisões, fornecendo no tempo certo as informações precisas.

 

 

A Gestão da Informação é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade e otimizar processos em sua empresa!

 
Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios