A contabilidade e os desafios da precificação
Atuar nesse mercado não é fácil. É grande o número de escritórios de todos os portes e esse fato por si só – muita oferta – acaba por jogar os preços para baixo. Além disso, há inúmeros escritórios que prestam serviços por valores irrisórios. Assim, a concorrência torna-se difícil e até desleal.
Conquistar clientes pelo preço baixo é estratégia de muitas empresas e, em certos segmentos, pode ser uma boa alternativa. Varejo é um bom exemplo; Ricardo Eletro, Casas Bahia e até as famosas lojinhas de R$ 1,99 – tão comuns desde a estabilização econômica do Plano Real.
No setor de serviços, essa prática também não é rara. Nos últimos anos, vem crescendo o número de empresas digitais que prestam serviços contábeis por preços muito baixos; as famosas “contabilidades online”. Isso acaba mexendo com todo o mercado e, por isso, tem induzido as contabilidades “tradicionais” a diminuírem drasticamente seu preço para se tornarem competitivas.
Surge então uma pergunta: como precificar meus serviços levando em consideração essa realidade?
É preciso ponderar: não é porque existem lojas que vendem produtos a R$ 1,99 que deixaram de existir produtos com preços elevados. Há uma grande parcela do mercado que se dispõe a pagar mais caro por produtos de qualidade superior e, principalmente, pela qualidade dos serviços.
Da mesma forma, há espaço para empresas que prezam pela excelência na prestação de serviços e têm capacidade de inovar, oferecendo soluções que fazem a diferença para o cliente. É possível sair do lugar-comum por meio desses diferenciais competitivos.
No caso das contabilidades, é possível investir em relacionamento com o público-alvo: levar a ele informações relevantes sobre os negócios, sejam elas contábeis, fiscais, tributárias ou trabalhistas. Oferecer soluções que façam a diferença para os negócios, isso sim, é um diferencial competitivo que seu escritório pode oferecer aos clientes.
Sair da guerra de preços e oferecer valor, pode ser a melhor saída para quem quer atuar nesse mercado.