Como pagar menos impostos, agindo dentro da lei?
Organizações de todos os portes e segmentos têm uma necessidade em comum: saber qual a modalidade de tributação em que está inserida: se é Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. A partir desse enquadramento, é possível saber quanto de imposto é preciso pagar.
Essa questão se desdobra em outra: como faço para reduzir a minha carga tributária? Afinal, em um mercado altamente competitivo, reduzir custos é um fator chave para tornar as empresas mais competitivas. Sendo assim, nunca foi tão importante fazer um planejamento tributário, que permita à empresa organizar seus tributos da maneira mais barata possível, dentro da legalidade.
Os escritórios de contabilidade já estão percebendo nessa tendência de mercado uma oportunidade. Afinal, para que gestores e empreendedores saibam qual o melhor enquadramento tributário para seu negócio é preciso contar com um bom contador, que tenha conhecimentos suficientes sobre tributos e regulamentos, de forma a amparar as decisões da empresa na hora de pagar impostos e ficar em dia com a legislação. Em outras palavras, o planejamento tributário tenta encontrar a melhor forma de onerar menos as empresas, e são os profissionais da área contábil os mais capacitados para fazer esse planejamento.
É fato que, sozinhas, as organizações não conseguem sobreviver ao mercado ou se tornam menos competitivas simplesmente por não entenderem bem em qual regime fiscal se encaixam e não levantarem corretamente seus tributos, o que coloca os negócios numa situação menos favorável diante dos concorrentes.
O ideal é realizar um bom planejamento tributário com profissionais de contabilidade qualificados, não só para evitar problemas com o Fisco, como também como fator de aumento da competitividade. Afinal, o mercado não dá margens para erro!