SESCON/MG realiza palestra sobre Outubro Rosa

 

SESCON/MG realiza palestra sobre Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Pensando nesta causa tão nobre, o SESCONMG, em parceria com a Clínica Évora e a empresa Stand Up Motivacional, realizaram ontem, 26/10, um café com palestra com o objetivo de conscientizar as pessoas quanto a importância do auto autoexame para um diagnóstico precoce que é fundamental para a cura da doença.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade para esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

A palestrante Drª Josiane Clara Fonseca, Ginecologista e Obstetra tratou do tema com muita seriedade e leveza e enfatizou que a prevenção é fundamental. A médica disse ainda que é uma doença que atinge também os homens.

Para dar um tom leve em um assunto tão sério, os participantes assistiram também a apresentação da palestra “Empoderamento Rosa, Conscientização com Leveza para sua Empresa” realizada por Jô Gouveia.

O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor rosa, mas vale salientar que devemos sempre pensar na prevenção, e para tanto os exames e cuidados deverão ser observados criteriosamente ao longo do ano, pois a identificação precoce do câncer é determinante para a cura.

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG


* campos obrigatórios