Qual o melhor certificado digital para você? E para sua empresa?

 

Qual o melhor certificado digital para você? E para sua empresa?

Existem no mercado diferentes tipos de certificado digital e, em suma, todos cumprem os mesmos objetivos e atendem às mesmas funções. Mas, afinal, qual o melhor?

 

Certificações digitais são assinaturas eletrônicas que podem ser utilizadas por pessoas e organizações. Dotadas de validade jurídica, o certificado digital garante autenticidade nas transações importantes realizadas em meios virtuais sejam seguras.

Capazes de ofertar uma série de benefícios para você e sua empresa, os certificados digitais possibilitam redução de gastos com transporte, envios de documentos pelo correio e compras de papel para impressão, além de diminuir de determinados impactos ambientais.

Existem no mercado diferentes tipos de certificados digitais e, em suma, todos cumprem os mesmos objetivos e atendem às mesmas funções. Mas, afinal, qual o melhor? Uma vez que são igualmente seguros, a preferência por um ou pelo outro leva o contador considerar outras particularidades, tais como tempo de validade, modelo do certificado e valor. Isto é, na hora de adquiri-los, é possível escolher aquele que melhor se adeque a você e à sua empresa.

Saiba mais sobre eles:

 

e-CNPJ, e-CPF e NF-e

Os certificados de pessoa jurídica, e-CNPJ, são obrigatórios e realizam diversos procedimentos, como por exemplo, acesso a Receita Federal e Caixa Econômica, além de emitir notas fiscais.

Para pessoas físicas, e-CPF, é um certificado digital que permite autenticidade nas assinaturas eletrônicas e pode ser usado, como por exemplo, nos procedimentos de imposto de renda.

O primeiro funciona discernindo sua empresa das demais, legitimando e protegendo seus procedimentos digitais, seja no sistema da Receita Federal ou em uma variedade de outros sistemas eletrônicos. Costumam ser, também, comumente limitados aos responsáveis legais da empresa.

Já o segundo, o e-CPF, funciona da mesma maneira, mas identificando o profissional em si e tornando viável que transações sejam realizadas por ele de modo independente ou sob sua responsabilidade, mas a cargo da empresa.

Por fim, os NF-e são certificados que possibilitam a emissão de notas fiscais eletrônicas por parte das empresas.

Para além dessas especificidades, os e-CNPJ e os NF-e, por sua vez, se subdividem em certificados A1 e A3.

 

Certificados A1 e A3

O Certificado modelo A1 é que um arquivo digital, válido por 1 ano e armazenado no computador. Sendo assim, pode ser instalado em mais de um computador e enviado para o servidor, liberando acesso para mais pessoas e podem ser usados simultaneamente. O modelo A1 é a certificação ideal para aqueles que precisam realizar várias transações ao mesmo tempo, praticidade de uso em vários computadores e maior segurança nos casos de perdas, extravio ou de roubo, pois não dependem de dispositivos físicos. No entanto, é preciso se atentar para a manutenção dos computadores, pois danos ou backup podem comprometer o acesso ao certificado.

O certificado modelo A3 necessita de uma mídia criptográfica, token ou cartão, tem validade para 1,2 e 3 anos. Os certificados modelo A3 precisam estar conectados ao computador durante a emissão da assinatura, basta conectar ao equipamento via porta USB. O profissional não precisa se restringir a computadores somente da empresa e pode tranquilamente se locomover e utilizar em outros computadores, caso necessário. Mas é importante lembrar: o certificado A3 só funciona em um equipamento de cada vez.

Os tipos de certificados disponíveis apresentam, em suas peculiaridades, pontos positivos e melhor custo-benefício que visam atender a necessidade da Pessoa Física ou Jurídica.

 

Precisa de um certificado digital? Conte com o Sescon!

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios