Planejamento tributário: é possível reduzir os tributos que incidem sobre a sua empresa?

 

Planejamento tributário: é possível reduzir os tributos que incidem sobre a sua empresa?

planejamento tributário

O planejamento tributário possui um papel importantíssimo no funcionamento do seu empreendimento. Mas, você está garantindo que o mesmo está sendo feito da forma mais benéfica? Essa ferramenta da contabilidade é o instrumento que você precisa para garantir que sua empresa está arcando com o mínimo de impostos necessário dentro da legalidade.

O êxito dessa ação depende da capacidade da sua equipe contábil analisar, interpretar e solucionar as oportunidades de redução de taxa. Por isso, é necessário entender como os profissionais do setor estão encarando a criação dessa estratégia, atualmente.

Entenda mais sobre o papel do planejamento tributário, a seguir, e conheça a tendência da contabilidade consultiva, e como ela pode auxiliar nesse processo!

O papel do planejamento tributário

O Planejamento Tributário se trata da gestão do pagamento de tributos da sua empresa. Do ponto de vista operacional, ele é responsável por:

  • fazer com que a empresa cumpra as exigências legais;
  • auxiliar na projeção certeira da margem de lucro;
  • facilitar a precificação dos produtos.

Entretanto, do ponto de vista estratégico, essa gestão tem o papel de enquadrar a empresa no regime tributário adequado e entender as características de seu ramo de atuação. Além disso, o Planejamento Tributário deve ser realizado a fim de reduzir a carga tributária que incide sobre o negócio.

Essa prática é chamada de elisão fiscal, e sua principal premissa é realizar essa função de forma que as ações se deem dentro da lei. Para garantir êxito nesse processo, você precisa contar com estudos aprofundados. Somente a partir de uma análise minuciosa se desvendará, de forma pontual, o que pode ser feito para realizar a redução.

Algumas empresas, por exemplo, impedem a ocorrência das causas que provocam um tributo ou reduzem essas causas para reduzir as taxas.

A contabilidade consultiva como aliada

A contabilidade consultiva é um conceito atual que vem ganhando força como uma configuração mais adequada às dinâmicas do mercado. Ela parte do princípio de que o trabalho do time contábil possui duas etapas:

  1. trabalho bruto, que garante a existência e a legalidade de funcionalidade da empresa;
  2. interpretação dos dados para traçar uma estratégia.

A estratégia, como você conferiu, é a grande responsável pela geração de medidas de prevenção e aprimoramento. É graças a esse processo que o Planejamento Tributário pode permitir a redução dos tributos que incidem sobre a empresa.

Por um lado, alguns profissionais encaram a contabilidade consultiva como uma unificação de ambos os serviços. O desenvolvimento tecnológico e a informatização dos programas tributários foram o divisor de águas que permitiu seu surgimento. Esses fatores abriram espaço para que o profissional da contabilidade pudesse se dedicar mais especificamente a essa interpretação.

Sendo assim, a contabilidade consultiva possui apoio e aderência. Entretanto, vale a pena citar a ressalva de uma outra parcela daqueles que atuam no setor. Neste caso, é necessário manter a importância do entendimento e das habilidades na elaboração da peça contábil, o “trabalho bruto”. Somente com esse embasamento a equipe contábil estará capacitada para realizar a análise.

Diante dessas informações, fica claro que o Planejamento Tributário é uma ferramenta poderosa, se utilizada de forma estratégica por profissionais especializados. Continue aprimorando seu conhecimento sobre o aspecto contábil da sua empresa, para garantir que essa peça fundamental esteja funcionando corretamente. Confira esse artigo sobre Demonstrações Contábeis!

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios