Conheça os tipos de Planejamento Tributário

 

Conheça os tipos de Planejamento Tributário

Você já conhece as formas de Planejamento Tributário que existem? A concepção dessa estratégia tributária é indispensável para o bom funcionamento de um negócio. Com essa ferramenta, a sua empresa se mantém fiel aos seus fundamentos, cumpre suas obrigações fiscais, e ainda garante vantagens e benefícios no âmbito tributário.

Sem entender os tipos de Planejamento Tributário existentes, o seu negócio pode sofrer as consequências. É preciso entender qual o papel de cada uma dessas categorias para garantir que todas estão cumprindo as devidas obrigações.

Quer se informar de forma objetiva e garantir o conhecimento necessário para manter o seu negócio em um contexto saudável para o crescimento? Fique atento a seguir!

Planejamento Tributário Estratégico

O Planejamento Tributário Estratégico consiste em estabelecer os objetivos visados pela empresa que garantam benefícios a longo prazo. Mais especificamente, de 5 a 10 anos. Essa projeção não tem necessidade de ser muito aprofundada. Isso porque os objetivos precisam ser constantemente revisitados e readequados para que não se tornem ultrapassados.

Em geral, esse planejamento contribui para os fundamentos do empreendimento. Ou seja, da missão, visão e valores da organização. Sendo assim, como envolve características da identidade do negócio, a estratégia é definida pelos diretores, sócios, ou proprietários da empresa.

Alguns dos aspectos que o Planejamento Tributário Estratégico engloba são:

  • análise da manutenção ou mudança do regime tributário da empresa;
  • avaliação e propostas de inovação nos produtos ou serviços oferecidos;
  • decisão sobre contratações e terceirizações;
  • avaliação de incentivos fiscais.

Planejamento Tributário Operacional

O Planejamento Tributário Operacional é composto pela composição de planos de ação. Esses, por suas vez, devem ser projetados para serem realizados em um período de 3 a 6 meses. Ele consiste na operacionalização de ações para alcançar os objetivos estabelecidos para o negócio.

As principais atividade envolvidas são:

  • pagamento antecipado de impostos para reduzir os tributos;
  • escrituração dos tributos e acompanhamento fiscal;
  • balanço dos valores gastos com o cumprimento das obrigações fiscais;

Para isso, é necessário estabelecer as responsabilidades dos membros da equipe, e uma metodologia para a implementação das decisões. Ou seja, recursos e ações precisam ser planejados para que cada tarefa seja devidamente cumprida.

Planejamento Tributário Tático

O Planejamento Tributário Tático é o ponto de ligação entre o Estratégico e o Operacional. Consiste no gerenciamento, detalhamento e aprofundamento das estratégias definidas pela diretoria. Além disso, é projetado para um período entre 1 e 3 anos.

Ele é pensado para ser aplicado em setores e departamentos específicos. Por meio dessa delegação de demandas, o responsável pelo Planejamento Tático deve ser capaz de aplicar os fundamentos do negócio em uma linha de execução favorável. Esse gerenciamento torna os componentes do negócio alinhados e equilibrados. Desta forma, cada um cumpre seu papel para que a empresa atinja as metas propostas.

Sem dúvidas, agora você está mais bem informado sobre os tipos de Planejamento Tributário existentes. Aproveite para fazer uma análise sobre a realidade do seu negócio em relação a cada uma dessas categorias.

Quer continuar se aprofundando e trazer benefícios para sua empresa? Confira este conteúdo sobre como reduzir os impostos que incidem sobre a sua empresa por meio do Planejamento Tributário!

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG



    * campos obrigatórios