Principais serviços

 

Principais serviços

Entenda

CONECTIVIDADE SOCIAL

O Conectividade Social ICP é um Canal Eletrônico de Relacionamento desenvolvido pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. É utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. O acesso ao canal é exclusivo com o uso do Certificado Digital padrão ICP Brasil.

Certificados aceitos para acesso ao sistema:

Para empresas: e-CNPJ ou NF-e tipo A1 ou A3

Para empregador Pessoa Física: e-CPF ou e-PF tipo A1 ou A3 (é necessário cadastrar o nº de CEI no certificado digital)

Para usuário outorgado* (funcionários de empresas ou de contabilidades que recebem a procuração): e-CPF tipo A3 ou A1 (é necessário cadastrar nº de PIS no certificado digital)

*verificar na legislação vigente em quais casos poderão ser outorgada procuração.

 

SPED FISCAL

O SPED Fiscal é um conjunto de escrituração de documentos fiscais, apuração de alguns impostos e outras informações de interesse dos fiscos das unidades federativas e da Receita Federal do Brasil.

Na legislação Sped Fiscal é nomeado Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Tipos de certificados aceitos para acesso ao sistema:

O arquivo da EFD comporta apenas uma assinatura digital. O contribuinte poderá adotar a modalidade que melhor lhe convier: 1) o e-PJ ou e-CNPJ que contenha a mesma base do CNPJ (8 primeiros caracteres) do estabelecimento; 2) o e-PF ou e-CPF do representante legal da empresa no cadastro CNPJ. 3) a pessoa jurídica ou a pessoa física com procuração eletrônica cadastrada no site da RFB.

 

SPED CONTABIL

É a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital (ECD), também chamada de Sped Contábil.

Tipos de certificados aceito para acesso ao sistema:

São, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista.

Assim, devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Não existe limite para a quantidade de signatários e os contabilistas devem assinar por último.

Obs.: Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.

 

NOTA FISCAL ELETRÔNICA – NF-e

A NF-e tem validade fiscal e jurídica garantida pela assinatura do emitente realizada com o uso de um certificado digital no padrão ICP-Brasil. É o certificado, portanto, que garante à Nota Fiscal Eletrônica a certeza de integridade e autoria.

O certificado digital utilizado na Nota Fiscal Eletrônica deverá conter o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz.

Tipos de certificados aceito para acesso ao sistema:

O certificado digital a ser utilizado deverá ser o e-CNPJ ou NF-e do tipo A1 ou A3*. O e-CPF não pode ser utilizado para a NF-e.

*verifique qual é o tipo aceito pela seu programa de transmissão de Notas Fiscais Eletrônicas junto ao fornecedor antes de efetuar a compra do certificado digital.

 

CENTRO VIRTUAL DE ANTENDIMENTO AO CONTRIBUINTE – e-CAC
O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é um portal eletrônico, criado pela Receita Federal do Brasil, que permite ao contribuinte realizar diversos serviços protegidos por sigilo fiscal, por meio de certificado digital.

Pelo e-CAC é possível à empresas e pessoas físicas: entregar declarações, consultar situação fiscal, cadastrar procuração eletrônica, obter cópias de declarações, retificar pagamentos, fazer parcelamento de débitos, entre outros.

O certificado para o acesso pode ser: Para pessoa física: e-CPF tipo A1 ou A3

Para empresas: e-CNPJ ou o e-CPF do responsável legal perante a Receita do tipo A1 ou A3

 

SISCOMEX

O Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) é um serviço que registra, acompanha e controla as operações de comércio exterior.

De acordo com a Instrução Normativa SRF n.º 650, de 12 de maio de 2006, as empresas que mantêm relações com a autarquia necessitam providenciar o e-CPF do responsável legal perante o Siscomex. Através do certificado digital, poderá realizar transações como: cadastramento de representantes legais; exportação; operar no Sistema Mantra; importação; trânsito aduaneiro; e internação Zona Franca de Manaus.

Tipo de certificado aceito para acesso ao sistema:

e-CPF tipo A3.

 

JUSTIÇA

Cert-JUS

e-PET – Petição eletrônicas

e-DOC – Sistema da Justiça do Trabalho

Para esses serviços do judiciário o tipo de certificado aceito é o e-CPF tipo A3 ou o certificado emitido na hierarquia da Autoridade Certificadora OAB nos postos credenciados pela Certisign e da rede Fenacon.



Preços e Produtos

 

 

Para adquirir o seu certificado digital clique no botão abaixo:

 

Saiba como e quais as vantagens
de se associar ao Sescon MG


* campos obrigatórios